sexta-feira, 25 de abril de 2014

Conceitos básicos de Cabeamento Estruturado


Parte 1.1. Histórico do Cabeamento Estruturado

Parte 1.2. Histórico do Cabeamento Estruturado

Parte 1.3. Modelo OSI


Sinesp Cidadão - Consulta Placa

Sinesp Cidadão é um aplicativo de utilidade publica que oferece a possibilidade de consultar informações sobre automóveis na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito. Dessa forma, é possível saber se um carro está clonado ou se há registros de furto ou roubo.
Tudo o que você precisa fazer é digitar a placa do veículo e imediatamente o aplicativo informa se a sua situação está legal ou ilegal, além de trazer dados sobre o modelo e marca do carro, ano de fabricação e cor.

Baixe Para Android: Aqui

TGCO Advanced Terminal Gráfico de Configuração e Operação

Manual TGCO
http://arquivos.leucotron.com.br/tgco_advanced/help/pt_br/index.html?formramalavanzadas.htm

Desconectar do Samba sem efetuar logoff na máquina - Compartilhamento SMB

Depois de perder bastante tempo realizando logoff na minha estação Windows XP para testar as configurações do Samba autenticado, resolvi procurar uma forma mais viável de desconectar do Samba sem perder esse tempo de efetuar logoff no XP. Então descobri um comando bem simples:

C:\> net use

Este comando listará todos os compartilhamentos ativos no seu Windows. Abaixo tem um breve exemplo de como será mostrado:

C:\> net use
Novas conexões serão lembradas.

Status   Local   Remoto     Rede
--------------------------------------------------
OK       I:      \\servidor\imagens    Rede Microsoft Windows

Agora um comando simples que resolveu meu problema foi:

c:\> net use \\servidor\imagens /delete

Este comando te desconecta do Samba. Daí quando você tentar acessar novamente este compartilhamento, aparecerá o pedido de autenticação novamente, ou seja, será necessário efetuar o logon novamente.

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Desconectar-do-Samba-sem-efetuar-logoff-na-maquina

sábado, 19 de abril de 2014

Instalando Apache e PHP 5 no Debian 6


Instalação:
# apt-get install apache2 php5

Testando:
Criar um arquivo index.php em /var/www com o conteúdo
# vim /var/www/index.php
<?php>
phpinfo();
?>

Reinicie o apache
# /etc/init.d/apache2 restart


Feito isso Acessar 
http://IP_server/index.php

quinta-feira, 17 de abril de 2014

SmartPower 1.5.6

Poupe dinheiro configurando o computador para que ele funcione em horários programados, evitando o desperdício de energia

SmartPower é um aplicativo para Window ideal para usuários que querem um controle maior sobre os gastos com energia provenientes do computador. Com este aplicativo é possível programar ações que vão ligar, desligar e colocar o PC para hibernar.

Você pode definir horários para que o computador permaneça ligado, uma excelente opção para quem baixa torrents e também para servidores, pois ambos os serviços demandam a máquina ligada por um longo período.

Do que o SmartPower é capaz?
Com o SmartPower você pode criar regras para evitar que o computador entre em estado de hibernação automaticamente, evitando assim perda de conexão em longos períodos ligados. Além disso, é possível programar a máquina para que ela seja ligada e desligada todos (ou apenas alguns) dias da semana, em horários definidos por você.

O sistema de configuração do SmartPower permite que você defina melhor o tempo em que vai deixar o computador ligado e desligado. É possível habilitar algumas condições para as quais o programa deve ou não permanecer ligado, como conexão com a internet, determinados processos funcionando etc.

Desse modo, o usuário tem um maior controle sobre o tempo em que o PC fica ligado, uma boa ajuda para controlar a despesa com o consumo de energia elétrica. Isso porque você pode programar para que a máquina seja ligada e desligada automaticamente e somente quando for necessário, evitando o desperdício.

Configurações
Configurar o SmartPower é relativamente simples. Os recursos do programa estão dispostos em cinco abas diferentes e cada uma corresponde a um item da configuração que pode ser realizada (“pode ser”, pois estas definições são facultativas). É possível usar como critério uma ou todas as opções.



Defina se o critério será o horário programado (“Schedule”): esta opção permite a criação de vários perfis de horário, bem como qual ação deve ser tomada quando o computador é ligado pelo SmartPower.

Outra opção está relacionada a dispositivos (“Devices”) conectados à máquina, e eles podem ser tanto discos removíveis quanto outros PCs da mesma rede.

O terceiro critério é a rede (“Network”), ou seja, você pode ativar a opção que manterá o computador ligado sempre que o tráfego de rede (velocidade de download/upload) estiver com valor superior ao definido por você. A porcentagem de uso do processador (“CPU”) também entra como critério semelhante ao da rede.

A guia de processos (“Processes”) serve para que você habilite a opção que garante o funcionamento integral do computador quando alguns processos estiverem funcionando. É preciso inserir seus nomes manualmente. Para descobrir essa informação você pode utilizar a guia “Processos” do Gerenciador de Tarefas do Windows (atalho Ctrl +Shift + Esc).

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/smartpower.htm

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fazendo um script de backup do PostgreSQL no Windows


Script de backup do banco de dados PostgreSQL no windows.

Primeiro passo: Crie um arquivo com extensão.bat que seja executável no windows.
Copie e cole o código a seguir:

@echo off
for /f “tokens=1-4 delims=/ ” %%i in (“%date%”) do (
set dow=%%i
set day=%%j
set month=%%k
set year=%%l
)
set datestr=%year%_%month%_%day%_%dow%
echo datestr is %datestr%
set BACKUP_FILE=D:\backup_sistema\nome_do_sistema_%datestr%.backup
echo backup file name is %BACKUP_FILE%
SET PGPASSWORD=postgres
echo on
C:\”Program Files”\PostgreSQL\8.4\bin\pg_dump -i -h localhost -p 5432 -U postgres -F c -b -v -f %BACKUP_FILE% nome_do_banco


Substitua o endereço onde será salvo os arquivos de backup, no caso acima eles estão no diretório D:\backup_sistema\

Coloquei um prefixo no backup chamado nome_do_sistema, substitua pelo nome do seu sistema.
A tag %datestr% foi criada anteriormente, e criará um nome baseado no dia da semana, dia do mês, mês e ano de forma a gerar um arquivo por dia.

Neste exemplo conecto com usuário do banco postgres, com senha padrão postgres.
Indique o local onde o postgresql está instalado, mo meu exemplo C:\”Program Files”\PostgreSQL\8.4\bin\

Substitua nome_do_banco pelo nome da sua base de dados.
Pronto agora é só executar o arquivo.bat para gerar o backup do sistema.
Recomendo colocar o agendador do windows para executar o arquivo diariamente.


EasyBCD 2.2.0

Configura a inicialização do Vista e Windows 7 Indicado para quem fez dual-boot ou deseja ajustar o sistema

O EasyBCD é uma opção para que você deixe a inicialização do Windows Vista do jeitinho que você quer. O programa também pode ajustar o boot para outros sistemas operacionais, como Windows XP, Linux, Mac OS X ou BSD a partir do boot do Vista.

Além de criar arquivos de boot, este assistente faz cópias de segurança destes arquivos e de outros que dependam dos primeiros. Além disso, ao modificar uma entrada, o EasyBCD vai adequar automaticamente a configuração. Nos casos de erro, o programa dispõe de um painel de análise que corrige automaticamente os problemas encontrados.

O Easy BCD foi desenvolvido para usuários de todos os tipos. Se você deseja simplesmente adicionar uma entrada à sua partição do Windows XP, criar uma duplicata para testes, ou se você está interessado em fazer um debug no Kernel do Windows, o EasyBCD pode ajudá-lo.

Em suma, o EasyBCD é um modificador de inicialização do Windows, uma ferramenta para que o Vista trabalhe juntamente com o Linux, BSD, Mac OS X e outros sistemas operacionais e uma maneira de fazer qualquer coisa com o Vista antes mesmo de ele ser inicializado. Tudo isso sem precisar procurar os arquivos de boot em seu disco rígido.



Power Shell 2.0


Script Center
http://technet.microsoft.com/pt-br/scriptcenter/dd742419.aspx

Download e Seleção do S.O.
http://support.microsoft.com/kb/968929

Blog
http://blogs.msdn.com/b/powershell/

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como Instalar SSH no CentOS 6.4

How to install SSH server in CentOS

1.For installing SSH open the terminal and type :

# yum install openssh-server

2.  After the completion of Installation you have to on the sshd service and start the service.

# chkconfig sshd on
# service sshd restart

Fonte: http://techs2resolve.blogspot.com.br/2013/04/how-to-install-ssh-server-in-centos.html